O Início de tudo...
Breve História
Sou artesão desde que me conheço.
Em criança aproveitava as sobras que a profissão do meu pai deixava para trás, e criava e improvisava os meus próprios brinquedos. Uma espada feita com sobras de ferros; um quadro feito em tear; bonecos moldados e esculpidos em gesso e em madeira. Lembro-me de dizer que queria ser um artista, um escultor.
Começo a trabalhar como serralheiro aos 14 anos e até hoje mantenho a mesma profissão, agora em nome individual.
Aliada a esta profissão, começo a criar algumas peças decorativas – umas para oferecer, outras para a minha própria casa.
A primeira peça a ser criada, no ano de 2018, foi a “Boneca dos Lábios Vermelhos”. O que era apenas uma experiência para o reaproveitamento de material que sobrava do meu trabalho, rapidamente se tornou uma peça decorativa da minha sala.
A partir daí, e com o incentivo da minha família e amigos, fui aumentando o meu espólio e diversificando mais esta arte.
As minhas peças, atualmente, são feitas com material reciclado (anilhas, porcas de mama, correntes, rolamentos, peças de motores de carros), ferramentas em fim de vida, entre outros materiais que já não teriam mais uso e teriam a sucata como destino
- José António Antunes